quarta-feira, 21 de maio de 2014

AUTISMO X ROTINA





O espectro autista é um complexo conjunto de sintomas que se manifesta e é tratado de forma diferente de uma pessoa para outra. Isso cria um desafio ao determinar como educar as crianças autistas. Embora cada uma responda a métodos de ensino de uma maneira diferente, existem algumas estratégias que geralmente são aplicadas para ajudá-las a terem sucesso nos objetivos educacionais.

Dicas de Como Ensinar Crianças com Autismo

  Muitos autistas são pensadores visuais, não pensam através da linguagem.Geralmente, substantivos são as palavras mais fáceis de aprender, pois em sua mente ele pode relacionar a palavra a uma figura. Para ensinar substantivos a criança precisa escutar você falar a palavra, ver a figura e a palavra escrita simultaneamente. O mesmo deve acontecer quando for ensinar um verbo: segure um cartão que diz “pular” e você fala “pular” enquanto executa o ato de pular.

 Crianças não-verbais terão mais facilidade em associar palavras às figuras se visualizarem a palavra escrita e a figura em um cartão. Alguns não entendem desenhos e, por isto, é recomendável trabalhar-se primeiramente com objetos reais e fotos.

 Alguns conceitos tornam-se difíceis de serem apreendidos pela criança autista se não for demonstrado de forma concreta. Por exemplo: ao ensinar o conceito de para cima / para baixo. Utiliza-se um avião de brinquedo e diz “para cima” enquanto faz o movimento de decolagem e “para baixo”, enquanto faz o  movimento de aterrissagem, dessa forma, a criança autista terá maior facilidade para compreender tais conceitos.

 Muitas crianças autistas são boas em desenho, artes e na utilização de
computadores e se fixam num assunto específico. A melhor maneira de lidar
com esta fixação é usá-las para motivar os trabalhos da escola. Se a criança
gosta de trens, leia um livro sobre trens e faça exercícios de matemática usando trens.

 Use métodos visuais concretos para ensinar conceitos numéricos.

 Algumas crianças não-verbais não conseguem, ao mesmo tempo, processar estímulo verbal e visual. Eles são “mono-canal” (conseguem aprender melhor utilizando apena um tipo de estímulo) e apresentam muita dificuldade para receber informações de forma visual e auditiva.

 Muitas vezes, crianças mais velhas e não-verbais, conseguem aprender melhor através do toque. Pode ser ensinado o significado das letras, permitindo que as crianças toquem letras de plástico. Eles podem aprender a rotina diária, sentindo alguns objetos, minutos antes da atividade ser executada. Por exemplo: quinze minutos antes do almoço, dê uma colher para eles segurarem.

 Alguns autistas apresentam processamento visual deficiente e acham mais fácil ler letras impressas na cor preta sobre papel colorido, para diminuir o contraste. Tente papel bege claro, azul claro, cinza ou verde claro. Experimente com cores diferentes. Evite amarelo brilhante que pode incomodar os olhos dos autistas.



  TRABALHANDO A ROTINA









http://www.blogger.com/profile/03986638397615942956
DANI - BRINCANDO E APRENDENDO



Uma característica do aluno autista é a necessidade de ter segurança em sua rotina diária, para auxiliar nessa necessidade podemos montar a rotina semanal utilizando fichas / cartaz organizando a rotina diária/semanal do aluno Autista. Utilizar o sistema baseado em figuras ou fotos selecionadas de acordo com as necessidades e/ou interesses individuais. Quando o autista estabelece a associação entre a atividade e o símbolo facilita tanto a comunicação quanto à compreensão.

O que é a rotina?

 “Rotina se refere aos horários definidos para a realização das
diversas atividades que a criança deve cumprir a cada dia.
Sua organização supõe a distribuição dos horários para os estudos.
Assim, é importante que os horários estejam claramente estabelecidos:
hora de ir à escola, de comer, de estudar em casa, de realizar atividades
como brincar e assistir à TV etc. A agenda diária e semanal deve estar
sempre disponível para ser consultada pela criança: um cartaz
grande e colorido em geral é uma boa estratégia. […] Os finais de
semana também devem ser incluídos na agenda, tomando-se o cuidado
para que haja períodos longos em que a criança possa ter liberdade
para escolher que atividade realizar.” (SOARES; SOUZA; MARINHO, 2004) 

A importância da rotina:

- Formação de hábitos: Seguir uma rotina é uma forma eficiente de se
formar um hábito.
- A rotina é tão importante que é usada em tratamentos psicoterápicos (BARBOSA; MELO; REGO; CRISTIANINI, 2001).
- Castigos e agressões não serão necessários para tentar mudar
um comportamento inadequado caso a criança tenha aprendido bons
hábitos desde pequena.
- Exemplo (hábito de estudar):
“Sem orientação adequada e com pouco tempo, alguns pais acabam usando de práticas coercivas (agressões físicas e castigos) para tentar mudar o comportamento da criança em relação aos estudos.” (SOARES;
SOUZA; MARINHO, 2004)
Crie uma rotina previsível. Muitas crianças autistas se desenvolvem em uma rotina previsível, por isso é benéfico dar a elas a segurança de saber o que esperar todos os dias.
Coloque um relógio analógico claramente visível na parede e cole imagens que representem as atividades do dia e as horas que elas ocorrem. Refira a esse relógio ao mencionar a hora em que as atividades acontecerão.
 


Fonte:
 diversa.org.br/uploads/gestao.../caderno_pedagogico_autismo.pdf



9 comentários:

  1. Muito bom este recurso , pois trabalhar a rotina é fundamental pra o autocontrole e a previsibilidade para estes alunos. Parabéns Rosidélia

    ResponderEliminar
  2. Achei o recurso em formato de relógio bem sugestivo eeducativo para o propósito com a pessoa autista. Muito legal!

    ResponderEliminar
  3. A rotina realmente é muito importante na vida de qualquer criança, principalmente quando ela é autista. Gostei muito da organização das ideias. O recurso da rotina em forma de relógio não conhecia. Achei dinâmico e inovador! Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Rose! Adorei sua postagem.... foi objetiva e esclarecedora. A proposta da rotina para pessoas com autismo é essencial tanto para ajudar na previsibilidade, quanto no regulação dessa pessoa. Muito bom! Beijos!!

    ResponderEliminar
  5. Oi Rose. Gostei muita das informações no seu blog, todas as dicas são muito úteis e esclarecedoras. Realmente criar estratégias visuais para que a criança autista aprenda é essencial. A forma como a rotina foi apresentada é bastante visual e prática. Parabéns.

    ResponderEliminar
  6. Olha só, também postei sobre a importância da rotina do desenvolvimento dos autistas. Mas, essa sugestão foi ótima, disposta de forma diferente da que estamos acostumadas. Geralmente vemos em pranchas, ou chaveiros, assim em forma de relógio ficou super legal, diferente!

    ResponderEliminar
  7. Rosedélia,

    Gostei muito da forma como você fez a abordagem sobre autismo e foi esclarecedor a maneira como foi abordado a rotina de forma bem dinâmica. Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  8. Rose, achei interessante sua pesquisa, pois você abordou atividades que podem ser desenvolvidas para organizar a rotina de um aluno com autismo de forma lúdica, dinâmica, significativa e prazerosa. Parabéns amiga!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Rosedélia sua atividade foi bastante criativa e importante para o aluno com TEA. Pois sabemos a importância de uma rotina diária para a organização e ações diárias do aluno com autismo.

    ResponderEliminar