Jogos e brincadeiras podem ser
trabalhados com alunos com deficiência de forma lúdica e pedagógica, no sentido
de estimular o desenvolvimento da criança e facilitar a aprendizagem de
conteúdo.
Segundo IDE (2008), ”O jogo
possibilita á criança deficiente mental aprender de acordo com seu ritmo e suas
capacidades. Há um aprendizado significativo associado á satisfação e ao êxito,
sendo este a origem da autoestima. Quando esta aumenta, a ansiedade diminui,
permitindo á criança participar de tarefas de aprendizagem com maior motivação.
O uso do jogo também possibilita melhor interação da criança deficiente mental
com seus coletâneos normais e com o mediador”.
Segue uma sugestão de atividade, imagem e esquema
corporal, utilizando o boneco articulado.
Boneco articulado
http://adaptafacil.com.br//wp-content/uploads/2011/06/1311.-Esquema-Corporal-10-placas-1-CD-e-1-boneco-articulado-300x136.jpg
Estimula: Noção do esquema corporal,
conscientização sobre as parte do corpo e suas posições e habilidades manuais.
Possibilidades de exploração:
·
Recortar
e montar o boneco articulado;
·
Solicitar
a um aluno que sirva de modelo, assumindo posições que o aluno procurará
reproduzir com o boneco;
·
Fazer
o exercício contrário, colocar o boneco em posições em que as crianças deverão
representar;
·
Descobrir
quais posições que podem ser feitas com o boneco, mas que são impossíveis serem
realizadas pelo ser humano.
·
O
professor pode fazer o decalque do corpo do aluno em papel chumbo ou outro, e
depois comparar com as parte do corpo do boneco, estimulando o aluno identificar
as partes e a função de cada parte.
Referências:
Mafra,Sônia Regina corrêa. O Lúdico e o Desenvolvimento da Criança Deficiente Intelectual.2008.
http://2.bp.blogspot.com/-0/BONECO+ARTICULADO.png
Referências:
Mafra,Sônia Regina corrêa. O Lúdico e o Desenvolvimento da Criança Deficiente Intelectual.2008.
Gostei, trabalha o cognitivo relacionado à estrutura espacial e movimentação.
ResponderEliminarMuito legal! Esta atividade pode ser trabalhada como associação entre
ResponderEliminararticulado x recalque
articulado x corpo real ( criança)
Decalque x corpo real ( criança)
Parabéns!
Um jogo simples, mas que ajuda na formação do esquema corporal e a imagem corporal do aluno, alem de ativar os mecanismos de aprendizagem.
ResponderEliminar[]
Adoreeeei Rose!! É um ótimo jogo, muito interativo e dá para trabalhar com noções corporais, percepção e raciocínio lógico para a montagem do corpo!!
ResponderEliminarGostei muito Rosedália, trabalhar o esquema corporal de forma simples e lúdica. O boneco articulado tb vende em madeira, onde a criança vai montando.
ResponderEliminarAdorei sua sugestão Rose!
ResponderEliminarComo já afirmava Vygotsky as maiores aquisições das crianças são conseguidas através do brincar.
A brincadeira não é um mero passatempo, ela ajuda o desenvolvimento da crianças estimulando-as a utilizarem seus mecanismos de aprendizagem de forma sutil, mas precisa. Com essa sua sugestão é possivel trabalhar noções de esquema corporal e espacial, a atenção, a memorização.
Muito boa a sugestão, também interessante usá-la com os alunos da sala regular!!
ResponderEliminarOlá Rose! Achei sua proposta excelente, pois podemos trabalhar a expressão corporal, as habilidades motoras, percepção visual, espaço temporal e o desenvolvimento raciocínio lógico através da montagem das partes do corpo do boneco.
ResponderEliminar