“Tecnologia Assistiva é uma área do
conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos,
recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover
a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com
deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia,
independência, qualidade de vida e inclusão social.” (CORDE – Comitê de Ajudas
Técnicas – ATA VII, 2007)
O aluno que não consegue segurar o lápis, escreve com dificuldade,
possui movimentos incoordenado, ou copia mais lentamente que os outros amigos.Pode fazer uso dos seguintes recursos:
·
CARBONO
(para um amigo copiar a matéria)
·
GRAVADOR
(para gravar o necessário na aula)
·
MÁQUINA
ELÉTRICA OU COMPUTADOR (para agilizar a escrita não-convencional a lápis)
·
CADERNO DE PAUTA AMPLIADA (para escrita mais
confortável se o aluno necessita fazer uma letra maior que o possível na pauta
convecional)
·
LÁPIS
ENGROSSADO COM ESPUMA OU FITA GOMADA/ADESIVA.
I
O ensossador de lápis, um recurso de baixa tecnologia que pode ser construído pelo professor do AEE e disponibilizado ao aluno que os utiliza na sala comum ou nos locais onde tiver necessidade.
“ Para as pessoas sem deficiência, a
tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a
tecnologia torna as coisas possíveis (RADABAUGH, 1993).”
Olá Rosedélia,
ResponderEliminarO engrossador de lápis é um recurso prático e que pode ser encontrado no mercado facilmente, este instrumento facilitará o desenvolvimento de várias atividades no contexto pedagógico.
Beijos!!!
Silvânia Ponciana
O engrossador de lápis além de muito útil é fácil de ser encontrado e confeccionado, como também é um dos recursos que tem uma boa utilização para as pessoas com deficiência física.
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