sexta-feira, 26 de julho de 2013

Esse texto faz um comentário acerca da importância do papel do professor do AEE e da elaboração do plano individual do aluno com deficiência.

                                                   


Atendimento Educacional Especializado

O professor do AEE tem a função de complementar ou suplementar a formação do aluno com conhecimentos e recursos específicos que eliminam as barreiras que impedem ou limitam sua participação dentro e fora da escola, com autonomia e independência nas turmas comuns do ensino regular, através da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e desenvolvimento de sua aprendizagem .Cabendo ao professor de sala de aula regular  o ensino das áreas do conhecimento.
Os sistemas de ensino devem organizar as condições de acesso aos espaços, aos recursos pedagógicos e à comunicação que favoreçam a promoção da aprendizagem e a valorização das diferenças, de forma a atender as necessidades educacionais de todos os alunos. A acessibilidade deve ser assegurada mediante a eliminação de barreiras arquitetônicas, incluindo instalações, equipamentos e mobiliários – e nos transportes escolares, bem como as barreiras nas comunicações e informações.
A  organização do atendimento educacional especializado deve considerar as peculiaridades de cada aluno ás vezes alunos com a mesma deficiência podem necessitar de atendimento diferenciado. Por isso, o primeiro passo para se planejar o atendimento não é saber as causas, diagnósticos, prognóstico da suposta deficiência do aluno. Antes da deficiência vem a pessoa, o aluno, com sua história, sua individualidade, seus desejos e diferenças. A participação da família é de suma importância no processo de aprendizagem do aluno e o professor precisa estar em sintonia com família, e outros profissionais envolvidos no caso do aluno. Para elaborar e realizar os planos do AEE, realizando entrevistas, reuniões e visitas para colhendo e repassando informações mantendo uma troca constante de informações sobre o aluno. Os problemas desse aluno devem ser tratados e discutidos no dia-a-dia da escola e com todos os que nela atuam, no ensino regular e especial.


O professor deve buscar parcerias com outros setores da sociedade civil ou comunidade em que a escola está inserida. É através do estudo do caso que o professor vai colher informações para elaborar o plano de cada aluno. 

6 comentários:

  1. Achei muito interessante suas colocações acerca da importância da família na aprendizagem e progresso do avanço, pois compartilho a ideia que a união e parceria entre família e escola só tendem a contribuir no processo de formação do educando.
    Parabéns Rose!!

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  2. Rosedélia,
    O papel da família em parceria com o AEE é fundamental,porque se estes comungam dos mesmos objetivos teremos excelentes resultados e uma aprendizagem de qualidade.
    Abraços,
    Silvânia

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  3. Rosedélia, o que você coloca é muito importante ,no que concerne a função do professor de AEE e a questão das parcerias com demais profissionais ,para não confundir com atendimento clínico e, perder de foco o aspecto educacional de apoio ao professor do ensino comum, sobretudo do aluno atendido na SRM oportunizando a plena participação na comunidade escolar e fora dela.
    :-)

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  4. Olá Rosedélia!
    Considero bastantes pertinentes suas colocações e a importãncia que você dá ao trabalho interdisciplinar e a participação da família no processo educacional das crianças com deficiência.
    Em algumas conversas com o grupo de trabalho tomamos conhecimento de que ainda existem escolas que subestimam as funções do AEE e querem usar a sala de recurso multifuncionais como "depósito" de alunos indisciplinados.

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  5. Oi Rosedélia,

    Sua síntese é bem sucinta e engloba pontos importantes a respeito da função do professor, envolvimento da família com a escola, necessidade de parcerias e da organização do AEE. Bastante pertinente!

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  6. Oi, concordo com todas as colegas, com relação à função da família,ao trabalho interdisciplinar e às parcerias, todos aspectos importantes no AEE. Abraço!

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