Atendimento Educacional Especializado
O
professor do AEE tem a função de complementar ou suplementar a formação do
aluno com conhecimentos e recursos específicos que eliminam as barreiras que
impedem ou limitam sua participação dentro e fora da escola, com autonomia e
independência nas turmas comuns do ensino regular, através da disponibilização
de serviços, recursos de acessibilidade e desenvolvimento de sua aprendizagem
.Cabendo ao professor de sala de aula regular o ensino das áreas do conhecimento.
Os
sistemas de ensino devem organizar as condições de acesso aos espaços, aos
recursos pedagógicos e à comunicação que favoreçam a promoção da aprendizagem e
a valorização das diferenças, de forma a atender as necessidades educacionais
de todos os alunos. A acessibilidade deve ser assegurada mediante a eliminação
de barreiras arquitetônicas, incluindo instalações, equipamentos e mobiliários
– e nos transportes escolares, bem como as barreiras nas comunicações e
informações.
A organização do atendimento educacional
especializado deve considerar as peculiaridades de cada aluno ás vezes alunos
com a mesma deficiência podem necessitar de atendimento diferenciado. Por isso,
o primeiro passo para se planejar o atendimento não é saber as causas,
diagnósticos, prognóstico da suposta deficiência do aluno. Antes da deficiência
vem a pessoa, o aluno, com sua história, sua individualidade, seus desejos e
diferenças. A participação da família é de suma importância no processo de
aprendizagem do aluno e o professor precisa estar em sintonia com família, e
outros profissionais envolvidos no caso do aluno. Para elaborar e realizar os
planos do AEE, realizando entrevistas, reuniões e visitas para colhendo e
repassando informações mantendo uma troca constante de informações sobre o
aluno. Os problemas desse aluno devem ser tratados e discutidos no dia-a-dia da
escola e com todos os que nela atuam, no ensino regular e especial.
Achei muito interessante suas colocações acerca da importância da família na aprendizagem e progresso do avanço, pois compartilho a ideia que a união e parceria entre família e escola só tendem a contribuir no processo de formação do educando.
ResponderEliminarParabéns Rose!!
Rosedélia,
ResponderEliminarO papel da família em parceria com o AEE é fundamental,porque se estes comungam dos mesmos objetivos teremos excelentes resultados e uma aprendizagem de qualidade.
Abraços,
Silvânia
Rosedélia, o que você coloca é muito importante ,no que concerne a função do professor de AEE e a questão das parcerias com demais profissionais ,para não confundir com atendimento clínico e, perder de foco o aspecto educacional de apoio ao professor do ensino comum, sobretudo do aluno atendido na SRM oportunizando a plena participação na comunidade escolar e fora dela.
ResponderEliminar:-)
Olá Rosedélia!
ResponderEliminarConsidero bastantes pertinentes suas colocações e a importãncia que você dá ao trabalho interdisciplinar e a participação da família no processo educacional das crianças com deficiência.
Em algumas conversas com o grupo de trabalho tomamos conhecimento de que ainda existem escolas que subestimam as funções do AEE e querem usar a sala de recurso multifuncionais como "depósito" de alunos indisciplinados.
Oi Rosedélia,
ResponderEliminarSua síntese é bem sucinta e engloba pontos importantes a respeito da função do professor, envolvimento da família com a escola, necessidade de parcerias e da organização do AEE. Bastante pertinente!
Oi, concordo com todas as colegas, com relação à função da família,ao trabalho interdisciplinar e às parcerias, todos aspectos importantes no AEE. Abraço!
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